cursor divertido

sábado, 5 de março de 2016

PLANO ANUAL DE FILOSOFIA DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTATL.

Plano Anual – 2016
Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos
Disciplina: Filosofia
Série/Ano: 6º ao 9º
CHA: 80
 Ensino Fundamental
Professora: Maria Borges Ribeiro

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE
 (6º ano) Não abra esse livro...; O senso comum e o bom senso; Crescimento e mudança.
 (7º ano) É preciso a Filosofia?; Lógica para que? – A lógica das coisas – Afinal, o que é lógica?; Analogias – Interferências.
 (8º ano) Por que e para que filosofar?; O que somos obrigados a fazer, o que fazemos e a respeito do Bem e do Mal; Como me manifesto na sociedade – a liberdade.
 (9º ano) Ser ético – Ser político: ter uma reflexão filosófica; Uma diferença significativa: presença e direitos do homem no mundo; Conhecer alguém.

2º BIMESTRE
 (6º ano) Posso conhecer? Dogmatismo e ceticismo, Racionalismo e Empirismo; Pensamento e idéias.
 (7º ano) Proposições – Enunciados – Termos – Argumentos – Premissas; Princípios racionais: Dedução – Indução.
 (8º ano) Direitos – Privilégios – Obrigações; A ética e a moral.
 (9º ano) O julgamento e suas considerações; Justiça – Lei Natural e Lei Positiva.

3º BIMESTRE
 (6º ano) Em busca da verdade; Definição – Conceito – Hipótese – Intuição.
 (7º ano) Silogismo – Silogismo hipotético; Falácias.
 (8º ano) Tipos de comportamento moral – Determinismo, Livre-Arbítrio, Determinismo Moderado; O que é que está por trás disso tudo?
 (9º ano) O Homem é um Ser Político; A questão da escolha.

4º BIMESTRE
 (6º ano) Os sentidos – Os sentimentos; Criatividade – Pensando por si mesmo.
 (7º ano) Boas razões – Justificativas – Desculpas; O mundo e a lógica – A lógica e o computador.
 (8º ano) A ética no mundo contemporâneo; A escolha do que queremos ser e fazer e a Ética Profissional.
 (9º ano) A organização social, o poder e a cidadania; O homem como Ser Ético, Ser Político e Ser Estético.

HABILIDADES
Ler textos filosóficos de modo significativo.
Ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros.
Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo.
Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição face a argumentos mais consistentes. Investigação e compreensão Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas Ciências Naturais e Humanas, nas artes e em outras produções culturais.  
Contextualização sociocultural.
Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica.

COMPETÊNCIAS
De acordo com os PCN, competência é “saber fazer”, sendo assim, as competências a serem desenvolvidas em Filosofia são, entre as que serão descritas abaixo, despertar o interesse em nossos alunos pelo o que os filósofos fizeram e fazem, ou seja, discutir ideias, apresentar, defender e refutar teorias e argumentos, problematizar e buscar soluções, desfazer ambiguidades, clarificar subtilezas.

METODOLOGIAS
Quanto aos métodos, serão de acordo com o perfil da turma:
método expositivo;
método expositivo interrogativo;
método expositivo dialogado;
método de leitura e interpretação de textos.

AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados no decorrer das aulas, de acordo com os métodos utilizados, bem como os objetivos a que pretende alcançar. Leitura reflexiva, produção de textos, seminários, avaliações escritas e orais.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Oliveira, Raimundo Nonato Nogueira de. Filosofia: Um Novo Olhar Filosófico (6º ano). Fortaleza: Edjovem, 2009. 2ª edição. 144p.

Oliveira, Raimundo Nonato Nogueira de. Filosofia: Um Novo Olhar Filosófico (7º ano). Investigando a ciência e a lógica. Fortaleza: Edjovem, 2007. 1ª edição. Reimpressão. 144p.

Oliveira, Raimundo Nonato Nogueira de. Filosofia: Um Novo Olhar Filosófico (8º ano).  Filosofia: Investigando a ética e a sexualidade. Fortaleza: Edjovem, 2009. 2ª edição. 176p.

Oliveira, Raimundo Nonato Nogueira de. Filosofia: Um Novo Olhar Filosófico (9º ano).  Filosofia: Investigando o Mundo da Prática.  Fortaleza: Edjovem, 2009. 1ª edição. 176p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2003.
MORAES, Armando; COSTA, Maria Soledade. Valores Humanos. Col. Ética e Cidadania. Editora Construir-Volume 9, 2005.



9 comentários:

  1. Boa noite, procuro livros didáticos de filosofia 4,5,6,7,8 anos tem algum para indicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostaria de conseguir livros de filosofia do 6 ano

      Excluir
  2. Gabriela, eu não tenho do 4○ e 5○ ano, mas posso procurar na escola, com os colegas das séries em questão.
    E de 6○ ao 9○ só tenho estes indicado nos planos acima citado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Como procedo para adquirir os livros citados, dos planos de aula acima?

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. gostaria de adquirir os livros de 6º ao 9º indicados nos planos acima citado.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu plano, se você puder indicar livros ou outros materiais didáticos relacionados a esses conteúdos seria muito bom.

    ResponderExcluir