Plano Anual – 2016
Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos
Disciplina: Filosofia
Série/Ano: 6º ao 9º
CHA: 80
Ensino Fundamental
Professora: Maria Borges Ribeiro
CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
(6º ano)
Não abra esse livro...; O senso comum e o bom senso; Crescimento e mudança.
(7º ano) É
preciso a Filosofia?; Lógica para que? – A lógica das coisas – Afinal, o que é
lógica?; Analogias – Interferências.
(8º ano) Por
que e para que filosofar?; O que somos obrigados a fazer, o que fazemos e a
respeito do Bem e do Mal; Como me manifesto na sociedade – a liberdade.
(9º ano) Ser
ético – Ser político: ter uma reflexão filosófica; Uma diferença significativa:
presença e direitos do homem no mundo; Conhecer alguém.
2º BIMESTRE
(6º ano)
Posso conhecer? Dogmatismo e ceticismo, Racionalismo e Empirismo; Pensamento e
idéias.
(7º ano)
Proposições – Enunciados – Termos – Argumentos – Premissas; Princípios
racionais: Dedução – Indução.
(8º ano)
Direitos – Privilégios – Obrigações; A ética e a moral.
(9º ano)
O julgamento e suas considerações; Justiça – Lei Natural e Lei Positiva.
3º BIMESTRE
(6º ano) Em
busca da verdade; Definição – Conceito – Hipótese – Intuição.
(7º ano)
Silogismo – Silogismo hipotético; Falácias.
(8º ano)
Tipos de comportamento moral – Determinismo, Livre-Arbítrio, Determinismo
Moderado; O que é que está por trás disso tudo?
(9º ano)
O Homem é um Ser Político; A questão da escolha.
4º BIMESTRE
(6º ano)
Os sentidos – Os sentimentos; Criatividade – Pensando por si mesmo.
(7º ano)
Boas razões – Justificativas – Desculpas; O mundo e a lógica – A lógica e o
computador.
(8º ano) A
ética no mundo contemporâneo; A escolha do que queremos ser e fazer e a Ética
Profissional.
(9º ano)
A organização social, o poder e a cidadania; O homem como Ser Ético, Ser
Político e Ser Estético.
HABILIDADES
Ler textos filosóficos de modo significativo.
Ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas
e registros.
Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo
reflexivo.
Debater, tomando uma posição, defendendo-a
argumentativamente e mudando de posição face a argumentos mais consistentes.
Investigação e compreensão Articular conhecimentos filosóficos e diferentes
conteúdos e modos discursivos nas Ciências Naturais e Humanas, nas artes e em
outras produções culturais.
Contextualização sociocultural.
Contextualizar
conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em
outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e
cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica.
COMPETÊNCIAS
De acordo com os PCN, competência é “saber fazer”,
sendo assim, as competências a serem desenvolvidas em Filosofia são, entre as
que serão descritas abaixo, despertar o interesse em nossos alunos pelo o que
os filósofos fizeram e fazem, ou seja, discutir ideias, apresentar, defender e
refutar teorias e argumentos, problematizar e buscar soluções, desfazer ambiguidades, clarificar subtilezas.
METODOLOGIAS
Quanto aos métodos, serão de acordo com o perfil da
turma:
método expositivo;
método expositivo interrogativo;
método
expositivo dialogado;
método de leitura e interpretação de textos.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados no decorrer das aulas, de
acordo com os métodos utilizados, bem como os objetivos a que pretende
alcançar. Leitura reflexiva, produção de textos, seminários, avaliações
escritas e orais.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Oliveira, Raimundo Nonato Nogueira de. Filosofia: Um Novo
Olhar Filosófico (6º ano). Fortaleza: Edjovem,
2009. 2ª edição. 144p.
Oliveira, Raimundo Nonato Nogueira de. Filosofia: Um Novo
Olhar Filosófico (7º ano). Investigando a
ciência e a lógica. Fortaleza: Edjovem, 2007. 1ª edição. Reimpressão. 144p.
Oliveira, Raimundo Nonato Nogueira de. Filosofia: Um Novo
Olhar Filosófico (8º ano). Filosofia: Investigando a ética e a
sexualidade. Fortaleza: Edjovem, 2009. 2ª edição. 176p.
Oliveira, Raimundo Nonato Nogueira de. Filosofia: Um Novo
Olhar Filosófico (9º ano). Filosofia: Investigando o Mundo da Prática. Fortaleza: Edjovem, 2009. 1ª edição. 176p.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena.
Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2003.
MORAES, Armando; COSTA, Maria Soledade. Valores Humanos.
Col. Ética e Cidadania. Editora Construir-Volume 9, 2005.
Boa noite, procuro livros didáticos de filosofia 4,5,6,7,8 anos tem algum para indicar?
ResponderExcluirTambém gostaria de conseguir livros de filosofia do 6 ano
ExcluirGabriela, eu não tenho do 4○ e 5○ ano, mas posso procurar na escola, com os colegas das séries em questão.
ResponderExcluirE de 6○ ao 9○ só tenho estes indicado nos planos acima citado.
Boa tarde! Como procedo para adquirir os livros citados, dos planos de aula acima?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirgostaria de adquirir os livros de 6º ao 9º indicados nos planos acima citado.
ResponderExcluirMuito bom seu plano, se você puder indicar livros ou outros materiais didáticos relacionados a esses conteúdos seria muito bom.
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirBoa
ResponderExcluir